Aerojota
aerojotaclassificados Aerojota
(11) 94733-7020 Aerojota
(11) 3771-5737 Aerojota

A desorientação espacial em voo (Cmte.José Passarelli)

O único instrumento que consegue se manter 'orientado' é o giroscópio, por isso, é usado para produzir o 'horizonte artificial'.

 

 

"É tempo para o conhecimento"

'A desorientação espacial em voo'

 

Quanto a sugestão de um colega professor de física e aviador, de se colocar um pêndulo para referência vertical no interior da aeronave, discordo diametralmente. 

 

É de suma importância esclarecer que a 'vertical', no avião, geralmente significa a direção do piso da aeronave e não do solo abaixo dela. 

 

Um teste simples: ao voar de jato (ou qualquer outro avião), feche os olhos durante uma curva e tente adivinhar sem observar pela janela, se o avião continua inclinado virando e em que instante ele voltou a posição normal.

 

É impossível, especialmente se o comando do piloto for suave.

 

Pois bem, essa é uma típica confusão espacial, porque a força gravitacional durante as curvas sofre a influência da força centrífuga fazendo a força resultante de atuação apontar para o piso do avião (por isso, o copo de água se mantém 'nivelado) durante a curva e é possível andar pelo avião normalmente apesar da inclinação real em relação ao solo. 

 

A 'desorientação espacial', portanto, não poder ser resolvida por um pêndulo, porque este apontará, sempre, a direção da força resultante ( conjugação de todas as forças atuantes) e, não, da foça gravitacional (que indicaria a direção do solo, o verdadeiro 'para baixo').

 

Na realidade, o único instrumento que consegue se manter 'orientado' é o giroscópio e, por isso, é usado para produzir o 'horizonte artificial'.

 

  Coluna de JPassarelli   

 

 

   

Cmte. José Passarelli   

 

Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas  de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota  

 

 

 

 

 Gostou? Então não deixe de acompanhar todos os dias nesta coluna, mais uma dica, causo ou grande história!     

 

Para ler mais causos, curiosidade e dicas de aviação, siga a COLUNA DE JPASSARELLI no site AEROJOTA.   

 

Curta nossa página no Facebook AeroJota Classificados ou nosso site AEROJOTA, onde você encontra classificados de produtos, serviços aeronáuticos, filmes, fotos de aviões, dicas  e tudo que seja de interesse ao público aeronáutico. Aqui você também pode divulgar qualquer coisa voltada à comunidade aeronáutica. É fácil e grátis.

 

 

Compartilhe:
Mais Notícias
  1. Copyright ® 2016 AeroJota - Todos os direitos reservados
  2. |
  3. Produtiva WD