Aerojota
aerojotaclassificados Aerojota
(11) 94733-7020 Aerojota
(11) 3771-5737 Aerojota

Avião Super Sônico Concorde, paixão de uma época / Piloto de Avião José Passarelli

Avião Concorde, paixão de uma época.


Concorde, paixão de uma época


Mais de 2,5 milhões de passageiros viajaram no Concorde da British Airways desde 1978. O passageiro que mais voou é um executivo de uma empresa de petróleo, que nos últimos anos acumulou mais de 70 voos de ida e volta anuais.


Nas três horas e meia que durava um voo entre Londres e Nova York, os passageiros recebiam uma constante atenção personalizada por parte dos seis tripulantes da cabine de passageiros: cardápios renovados continuamente, para fazer uso dos melhores ingredientes de cada época do anos, seleção de vinhos igualmente renovada sendo que a British Airways dispunha de uma adega de vinhos especial para o Concorde, a maioria de origem francesa.


No Concorde a British Airways oferecia um serviço de classe única para todos os passageiros independentemente da cabine que ele ocupasse. A fuselagem era dividida internamente com dois banheiros e cozinhas situadas na zona central do mesmo. Na cabine dianteira eram acomodados 40 passageiros e na seção traseira 60.


Dado o curto espaço de tempo que o passageiro passava a bordo, o Concorde não disponibilizava sistema de vídeo, mas os passageiros podiam desfrutar de cinco canais de músicas que se renovavam a cada dois meses. Os fones de ouvido ajudavam a reduzir o barulho das turbinas em voo.


Uma das reclamações mais frequentes dos passageiros estava relacionada à altura da cabine, com menos de dois metros, e ao espaço entre as poltronas, que nos aparelhos da British foi minimizado com o uso de novos bancos, mais leves e modernos.

Mas o serviço do Concorde não começava e nem terminava a bordo. Em terra, antes do embarque, os passageiros dispunham de uma sala de espera especial separada. Bastava chegar 45 minutos antes da saída do voo para realizar o check-in.


Cada passageiro despachava no máximo 30 kg e levava como bagagem de mão duas peças de no máximo 12 kg cada uma. Na chegada, tanto em Londres quanto em Nova York, as malas podiam ser recolhidas no máximo em 10 minutos. Em Heathrow a British Airways disponibilizava uma sala para os passageiros desfrutarem de uma refeição ou café- da- manhã, tomar uma ducha ou fazer academia.

O Concorde foi mesmo a paixão de uma época.


# Dados técnicos:

*Primeiro voo: 6 de fevereiro de 1980

* Passageiros: 100

* Quantidade de portas: 6

* Peso vazio: 78.000 kg

* Máximo na decolagem: 185.000 kg

* Máximo no pouso: 111.130 kg

* Combustível: 119.500 litros

* Velocidade de cruzeiro: 2,5 Mach

* Teto operacional: 60.000 pés (18.300 metros)

* Motores: 4 Rolls-Royce/SNECMA

* A British Airways tinha 7 Concorde

* Empuxo uniotário: 17.237 kg

Condensado do artigo de Luis Calvo
Aerospatiale/BAC Concorde.


Leia o avião, pilote o Manual!

Avião não admite erro.

Nunca deixe que um avião leve você para um local onde sua mente não tenha chegado sete minutos antes.

Aviador José Passarelli
 


Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil

Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

GOSTOU? ENTÃO NÃO DEIXE DE ACOMPANHAR TODOS OS DIAS NESTA COLUNA MAIS UMA GRANDE HISTÓRIA!

Para ler mais causos, curiosidade e dicas de aviação, siga a COLUNA DE JPASSARELLI no site AEROJOTA.

Curta nossa página no Facebook AeroJota Classificados  nosso site AEROJOTA, ou Instagram @aerojota onde você encontra classificados de produtos, serviços aeronáuticos, filmes, fotos de aviões, dicas  e tudo que seja de interesse ao público aeronáutico. Aqui você também pode divulgar qualquer coisa voltada à comunidade aeronáutica. É fácil e grátis.

Compartilhe:

Compartilhe:
Mais Notícias
  1. Copyright ® 2016 AeroJota - Todos os direitos reservados
  2. |
  3. Produtiva WD