Aerojota
aerojotaclassificados Aerojota
(11) 94733-7020 Aerojota
(11) 3771-5737 Aerojota

Como recebi minha medalha ao Mérito Alberto Santos Dumont / Piloto Jota A

Medalha Alberto Santos Dumont


Lembro que o mês era final de Maio. O telefone toca:

- Sr Jota A ?. Sim sou eu!

- Aqui é a Tenente Luíza do Gabinete do Brigadeiro tal. Estou falando aqui de Brasília.

Primeira coisa que veio na minha mente: Putz!!! Fiz alguma merd_ e parece que foi das grandes. Não foi pouca não!

- Continuou a Tenente: Primeiro gostaria de Parabeniza-lo. O Senhor foi aprovado pela comissão julgadora, como merecedor para receber a Medalha Honra ao Mérito Santos Dumont, no próximo dia 20 de Julho, na Base Aérea de São Paulo, data alusiva do nascimento do nosso Patrono, Marechal-do-Ar Alberto Santos Dumont.

- Fez-se longo e interminável silêncio ao telefone.

Minha mente imediatamente começou a processar a informação, não na velocidade de Gigabytes que eu tinha na juventude quando estava a serviço na Força Aérea Brasileira, inclusive já tendo passado por outras Unidades da FAB, e agora minha mente era levada ao lugar onde passei bons, agitados e vibrantes anos da minha vida na minha querida BASP, mais precisamente no 4o Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque 4o EMRA - Operações Aéreas Especiais.

- Comissão julgadora?

- Indicação a ser condecorado ?

- Base Aérea de São Paulo?.

Como disse antes, minha mente já não funciona em Gigabytes e sim a válvula. E válvula demora a esquentar para começar a processar as informações .

Enquanto a válvula ia ficando incandescente, eu pensava comigo:

- Trote. Brincadeira dos amigos, Golpe, telefonema por engano.

- E a Tenente com uma voz muito bonita e sempre muito simpática, quebrou o silêncio ao telefone e junto os meus pensamentos, continuando a conversa.

- Também gostaria de confirmar alguns dados do Senhor e confirmar a sua presença na BASP para que o Senhor seja homenageado.

- Ainda não acreditando, perguntei em tom de quebrar o possível trote ou brincadeira, por qual razão eu seria indicado a ser agraciado com uma condecoração?.

- A Tenente Luíza simpaticamente respondeu que, as pessoas indicadas para a comissão julgadora devem ter prestado importantes e relevantes serviços à Força Aérea Brasileira, tendo sido militar ou como Civil.

- Ah tá!. Foi só o que respondi.

- Depois meio anestesiado respondi a todas as perguntas da Tenente, nos despedindo com ela mais uma vez me parabenizando e eu agradecendo.

Semanas depois recebo em casa o documento oficial informando da minha condecoração e o convite para estar presente no do 20 JUL, na BASP.

Agora sim era oficial. Não tinha trote, brincadeira de amigos ou Golpe. Eu seria mesmo agraciado perante a Tropa que um dia fiz parte e por muitas e muitas vezes também desfilei em homenagens e motivos diversos.

Meses antes, por coincidência eu havia sido presenteado pelo Ten-Brig-Do-Ar Azevedo Ex-Cmte do IV COMAR 4o Comando Aéreo Regional e Ex-Chefe do Estado Maior da Aeronáutica, com um chapéu que é para lembrar o chapéu usado por Santos Dumont. Ele, o Brigadeiro Azevedo é fã e estudioso dos feitos do Marechal. Não é igualzinho no formato porque o do Santos Dumont ganhou aquela forma quando foi usado para apagar um princípio de incêndio em uma de suas invenções. Mas se aproxima um pouco.

E chegou o grande dia. Ao chegar ao Corpo da Guarda da BASP, meu nome já estava na RELA dos agraciados. Fui conduzido a uma sala, onde fui recepcionado pelo cerimonial do evento, recebi minhas instruções e fui convidado a ficar em uma área reservada, onde pude rever grandes amigos de longa data, conhecer tantos outros enquanto meu irmão Jota B, que tbm é Piloto e Paraquedista fazia o registro fotográfico de tudo.

Dia lindo para ser condecorado. Céu Azul de Brigadeiro, temperatura amena, apesar de estarmos no inverno da cidade de Guarulhos-SP e CAVOK, onde está localizada a BASP, muitos amigos, muita felicidade que mal cabia em mim.

E pronto, lá estou eu, em forma mais uma vez. Não como militar, não mais usando minha farda azul-aeronáutico e atento aos toques do corneteiro para a tropa, mas sim como um Veterano da Força Aérea, usando meu terno Azul também e o meu chapéu a lá Santos Dumont. Estava ali em pé, em forma para ser homenageado.

Após ouvir a Ordem do Dia do Cmte da Força Aérea Brasileira, alusiva ao aniversário de Santos Dumont, o Soldado de Polícia da Aeronáutica toma seu lugar trazendo minha medalha ao Mérito Santos Dumont que para minha alegria e surpresa, foi colocada no meu peito, do lado do meu coração, por um amigo em comum ao qual tenho muita estima e consideração que foi o Coronel Marins, que se tornou meu Padrinho.

Enquanto tudo aquilo transcorria em camera lenta, minhas válvulas processavam tudo. Meu passado naquela OM Organização Militar, minha chegada. Meu primeiro dia na BASP, meus novos amigos, novas rotinas, novas responsabilidades, desafios, missões, treinamentos, desfiles. E tudo aquilo que fiz por amor ao meu trabalho, a minha farda, estava sendo reconhecido, após me tornar um Veterano.

Talvez para muitos isso não signifique nada, mas para nós militares e Veteranos, tem um significafo muito grande e especial, porque o que recebi, recebi por todos que me ajudaram e estiveram ao meu lado durante anos, para que eu fosse sempre uma pessoa melhor do que fui no dia anterior.

Obrigado Deus. Obrigado a minha família. Obrigado aos amigos de Farda, Obrigado ao Marechal-do-Ar Alberto Santos Dumont e Obrigado a Força Aérea Brasileira, Asas que Protegem o País.

Feliz Aniversário e Parabéns ao Patrono da nossa Força, Alberto Santos Dumont.


Criada pelo Decreto nº 39.905, de 5 de setembro de 1956, alterada pelo Decreto nº 66.815, de 30 de junho de 1970, e regulamentada pela Portaria nº 1978/SCGC, de 21 de novembro de 2014.

Personalidades civis e militares, brasileiros ou estrangeiros, podem receber a medalha "Mérito Santos-Dumont", desde que tenham prestado destacados serviços à Aeronáutica brasileira ou, por suas qualidades ou seu valor, em relação à Aeronáutica, forem julgados merecedores.

A entrega das condecorações aos agraciados será efetuada no dia 20 de julho, aniversário de Alberto Santos-Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira. Caso essa data coincida com um sábado ou domingo, a solenidade será realizada na sexta-feira anterior.

Entre outras condições básicas, o agraciado, se Oficial ou Graduado, deve já ter recebido, respectivamente, a "Medalha Militar" ou a "Medalha Bartolomeu de Gusmão" há mais de dois anos. Os servidores civis devem ter, no mínimo, dez anos de serviço na Aeronáutica ou possuir a "Medalha Bartolomeu de Gusmão" há mais de dois anos.

A apreciação do mérito dos militares e civis em condições de serem agraciados fica por conta do Conselho do Mérito Santos-Dumont.

Jota A - Nome de Guerra na FAB José Antônio
É Veterano do Força Aérea Brasileira FAB.
Foi Militar no:
Quarto Comando Aéreo Regional IV COMAR 
Quarto Esquadrão de Polícia da Aeronáutica - 4ºEPA 
Serviço Regional de Proteção ao Voo São Paulo SRPV-SP e
Quarto Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque 4ºEMRA - Operações Aéreas Especiais.

Condecorado com a Medalha Sanntos Dumont, Condecorado com Medalha do Exército, Da Marinha e Amigo da Base Aérea de Santos e batizado a bordo do submarino TUPI S-30.

É o criador do site AeroJota Classificados Aeronáutico e Piloto

Atualmente é empresário do Ramo de Transporte Executivo e Produtos Alimenticios.




 

Compartilhe:
Mais Notícias
  1. Copyright ® 2016 AeroJota - Todos os direitos reservados
  2. |
  3. Produtiva WD