Aerojota
aerojotaclassificados Aerojota
(11) 94733-7020 Aerojota
(11) 3771-5737 Aerojota

Esteja em boa companhia sempre. (Cmte.José Passarelli)

Entenda o significado do termo Wingman.

 

 

“Esteja em boa companhia sempre" 

 

Quem nunca assistiu ao clássico 'Top Gun' ?  

 

No filme, Tom Cruise e Val Kilmer são Maverick e Iceman, respectivamente, pilotos rivais que, em dado momento, precisam cooperar um com o outro numa batalha aérea. De volta ao solo, Iceman olha sério para Maverick, como se fosse continuar a rivalidade, mas sorri e diz: "Você pode ser meu ala!" Maverick retruca dizendo que Iceman é que deveria ser seu ala.

 

'Wingman' ou ala, é o piloto que voa ao lado do líder, como auxiliar. 

 

Foi nessa época que 'wingman' ganhou popularidade. Quem passou por uma academia militar sabe bem o que digo. Em pouco tempo, o termo extrapolou seu uso e passou a designar também a pessoa que sai junto com um amigo para ajudá-lo numa paquera. 

 

Há alguns anos, um estudo feito no Massachussets Institute of Technology (MIT) criou uma espécie de reality show de namoro, para testar se as pessoas de fato cooperavam na hora da busca por um parceiro. Convidaram estudantes heterosexuais ao laboratório e disseram que eles iriam conhecer ali alguém do sexo oposto, com quem poderiam sair, se quisessem.

 

A interação seria um trio: de um lado, uma pessoa com um 'wingman'; do outro; a pessoa do sexo oposto. Primeiro, o voluntário espera seu 'wingman' interagir com o alvo sozinha; depois, é sua vez de interagir com o alvo. Enquanto não chega a sua vez, o voluntário lê um relatório sobre a pessoa com quem se encontraria. Parte desses relatórios descrevia alguém interessante, mas outra descrevia uma pessoa chata.Em seguida, o teste começava de verdade: na hora de ir conversar, o voluntário poderia escolher ir só ou com seu 'wingman'. 

 

Os resultados apresentaram um padrão consistente: quando o alvo não parecia interessante, as mulheres tendiam a ir com a dupla, enquanto os homens faziam exatamente o contrário- iam acompanhados quando se sentiam interessados. Ou seja, as mulheres usam um 'wingman' para criar barreiras, e os homens usam para reduzi-las.Em 80% dos casos, os participantes disseram que eles próprios ou conhecidos já haviam se envolvido em um relacionamento duradouro com ajuda de amigos; portanto, parece que, na hora da paquera, vale o lema dos três mosqueteiros: um por todos, e todos por um.  

 

Coluna de JPassarelli  

  

 

Cmte. José Passarelli   

 

Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas  de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota  

 

 

 

Gostou? Então não deixe de acompanhar todos os dias nesta coluna, mais um causo, dica ou grande história!  

 

Para ler mais causos, curiosidade e dicas de aviação, siga a COLUNA DE JPASSARELLI no site AEROJOTA. 

 

Curta nossa página no Facebook AeroJota Classificados ou nosso site AEROJOTA, onde você encontra classificados de produtos, serviços aeronáuticos, filmes, fotos de aviões, dicas  e tudo que seja de interesse ao público aeronáutico. Aqui você também pode divulgar qualquer coisa voltada à comunidade aeronáutica. É fácil e grátis. 

 

 

Compartilhe:
Mais Notícias
  1. Copyright ® 2016 AeroJota - Todos os direitos reservados
  2. |
  3. Produtiva WD