Aerojota
aerojotaclassificados Aerojota
(11) 94733-7020 Aerojota
(11) 3771-5737 Aerojota

Na dúvida, não hesite em arremeter! / Piloto José Passarelli

Você não tem a vida inteira para fazer pousos lambidos.


Na dúvida, não hesite em arremeter!


O Boeing 737-200 USA se aproxima para o pouso na pista 11 do aeroporto de Ilhéus (BA). Desce a uma razão de 800 pés por minuto (240 metros por minuto)- a recomendada na carta Echo 1-, com flape 40 aplicado e velocidade ajustada em Vref mais 5 nós.

Os pneus tocam o asfalto precisamente na marca dos 1.000 pés (300 m). Os freios e os reversos são acionados. O birreator desacelera rapidamente e nem precisa executar o 'backtrack' a partir da cabeceira oposta.

Libera a pista pela 'taxiway' Bravo. Eis aí uma descrição de um pouso executado com toda segurança numa pista de apenas 1.575 metros de comprimento, como é o caso da 11/29 de Ilhéus.


Qual o segredo de uma manobra tão bem executada?

Na verdade, não existe segredo nem truque. Para pousar bem basta executar uma aproximação estabilizada. Ao estudar acidentes nos últimos 15 anos, a FSF (Flight Safety Foudation) concluiu que 63% deles acontecem durante a descida, na aproximação ou na fase final para pouso. E os casos mais frequentes envolveram aproximações não-estabilizadas.

Manter a velocidade estável e a aeronave totalmente configurada na final para o pouso faz parte do conceito de aproximação estabilizada, assim como mantê-la alinhada à cabeceira até 1.000 pés (300m) acima do campo em condições IMC (voo por instrumentos) ou 500 pés (150m) em condições VMC (voo visual).


Vale a pena lembrar que a operação em pistas curtas, além de exigir uma aproximação estabilizada, pede certos cuidados. Um deles é evitar toques por demais alongados, principalmente com o intuito de 'alisar' o pouso.

Lembro das palavras sábias de um instrutor: 'você tem a vida inteira para fazer pousos lambidos se tiver pistas longas de sobra para tentá-los.

Na dúvida, não hesite em arremeter". 

Fique vivo, voe padrão comandante!

Leia o avião; pilote o Manual!

Boa viagem!

Avião não admite erro.

Nunca deixe que um avião leve você para um local onde sua mente não tenha chegado sete minutos antes.


Coluna do Aviador José Passarelli

Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

GOSTOU? ENTÃO NÃO DEIXE DE ACOMPANHAR TODOS OS DIAS NESTA COLUNA MAIS UMA GRANDE HISTÓRIA!

Para ler mais causos, curiosidade e dicas de aviação, siga a COLUNA DE JPASSARELLI no site AEROJOTA.

Curta nossa página no Facebook AeroJota Classificados nosso site AEROJOTA, ou Instagram @aerojota onde você encontra classificados de produtos, serviços aeronáuticos, filmes, fotos de aviões, dicas  e tudo que seja de interesse ao público aeronáutico. Aqui você também pode divulgar qualquer coisa voltada à comunidade aeronáutica. É fácil e grátis.

Compartilhe:

Compartilhe:
Mais Notícias
  1. Copyright ® 2016 AeroJota - Todos os direitos reservados
  2. |
  3. Produtiva WD