Aerojota
aerojotaclassificados Aerojota
(11) 94733-7020 Aerojota
(11) 3771-5737 Aerojota

Pensar é igual a voar / Piloto José Passarelli

O problema de uma aeronave não é o movimento, é o equilíbrio constante.


Pensar é igual a voar


A história dos irmão Wright começa nas montanhas de Rhinow, na Alemanha, no domingo, 9 de agosto de 1896.

O céu se estendia limpo feito um lençol, a lua mastigava o sol num eclipse solar parcial e uma forma branca subia entre picos.

Tinha as asas raiadas de um morcego e uma cauda em forma de crescente. Um homem barbudo pendia embaixo: Otto Lilienthal. Ele pilotava um planador, manobrado a partir do deslocamento do peso do seu corpo, e tinha como objetivo criar uma máquina voadora impelida por motor.

Um sopro de vento pegou o planador e o inclinou para cima. Lilienthal moveu o corpo, mas não conseguiu ajeitá-lo. Seu grande morcego branco caiu de uma altura de 15 metros. Sua coluna se partiu e ele morreu no dia seguinte. Suas primeiras palavras foram: 'sacrifícios precisam ser feitos.'


Orville e Wibur Wright leram a notícia em sua loja Wright Cycle Company, em Dayton, Ohio. O sacrifício de Lilienthal pareceu sem sentido para eles. Ninguém devia andar num veículo que não pudesse ser dirigido, especialmente no céu.

Andar de bicicleta era uma nova moda na década de 1890. As bicicletas são milagres do equilíbrio. Elas não são fáceis de construir nem de conduzir. Quando andamos de bicicleta fazemos ajustes constantes para nos manter equilibrados.

Ao entrarmos numa curva, abandonamos esse equilíbrio dinâmico, virando o volante e nos inclinando, e o recuperamos assim que a curva termina.

O problema da bicicleta não é o movmento; é o equilíbrio constante. A morte de Lilienthal mostrou aos Wright que o mesmo era verdadeiro para uma aeronave. 

Na dúvida, não hesite em arremeter".

Fique vivo, voe padrão comandante!

Leia o avião; pilote o Manual!

Boa viagem!

Avião não admite erro.

Nunca deixe que um avião leve você para um local onde sua mente não tenha chegado sete minutos antes.

 

Coluna do Aviador José Passarelli

 

Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

GOSTOU? ENTÃO NÃO DEIXE DE ACOMPANHAR TODOS OS DIAS NESTA COLUNA MAIS UMA GRANDE HISTÓRIA!

Para ler mais causos, curiosidade e dicas de aviação, siga a COLUNA DE JPASSARELLI no site AEROJOTA.

Curta nossa página no Facebook AeroJota Classificados nosso site AEROJOTA, ou Instagram @aerojota onde você encontra classificados de produtos, serviços aeronáuticos, filmes, fotos de aviões, dicas  e tudo que seja de interesse ao público aeronáutico. Aqui você também pode divulgar qualquer coisa voltada à comunidade aeronáutica. É fácil e grátis.

Compartilhe:

 

Compartilhe:
Mais Notícias
  1. Copyright ® 2016 AeroJota - Todos os direitos reservados
  2. |
  3. Produtiva WD