Aerojota
aerojotaclassificados Aerojota
(11) 94733-7020 Aerojota
(11) 3771-5737 Aerojota

Voando na Madrugada / Piloto de Avião José Passarelli

Atenção redobrada na madrugada.


Voando na madrugada

Atenção redobrada na madrugada

Estudos apontam que a cada 100 horas de voo durante a madrugada, pilotos de jatos cometem, em média, 9,5 erros que ultrapassam os limites padrões de segurança.

Nos voos noturnos, a possibilidade dos pilotos adormecerem pode ocorrer, pelo simples fato de que nosso relógio biológico não prevê que estamos acordados durante à noite. Pode-se até descansar à tarde, antes de um voo de madrugada, mas certamente o sono virá em alguma hora.

O perigo maior é no voo doméstico, porque é operado por tripulação simples, ou seja, tem a bordo somente um comandante e um copiloto.

Nos voos internacionais, a chance de termos este tipo de ocorrência diminui bastante porque a tripulação é de revezamento, ou seja, são duas duplas de comandantes e de copilotos, e cada uma pode descansar praticamente metade do voo. E para descanso deles, as aeronaves intercontinentais reservam áreas especiais, normalmente afastadas da área de circulação de passageiros que poderiam, sem querer, interromper o sono.

De acordo com pesquisa realizada pelo Centro de Estudo Multidisciplinar em Sonolência e Acidentes (Cemsa), da Universidade Federal de São Paulo, os pilotos de avião erram quase 50% a mais nos voos de madrugada do que nas demais horas do dia.

E, a cada 100 horas de voo realizadas durante a madrugada, os comandantes de jato cometem, em média, 9,5 erros de nível 3, que são aqueles que ultrapassam os limites operacionais de segurança definidos como padrão internacional, como virar o manche do avião numa angulação superior à recomendada, ou mesmo realizar uma aproximação não estabilizada.

* Condensado de artigo do comte Ronald Van der Put.

Fique vivo, voe padrão comandante!       

Leia o avião, pilote o Manual!

Avião não admite erro.

Nunca deixe que um avião leve você para um local onde sua mente não tenha chegado sete minutos antes.

Aviador José Passarelli 

Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil

Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

GOSTOU? ENTÃO NÃO DEIXE DE ACOMPANHAR TODOS OS DIAS NESTA COLUNA MAIS UMA GRANDE HISTÓRIA!

Para ler mais causos, curiosidade e dicas de aviação, siga a COLUNA DE JPASSARELLI no site AEROJOTA.

Curta nossa página no Facebook AeroJota Classificados  nosso site AEROJOTA, ou Instagram @aerojota onde você encontra classificados de produtos, serviços aeronáuticos, filmes, fotos de aviões, dicas  e tudo que seja de interesse ao público aeronáutico. Aqui você também pode divulgar qualquer coisa voltada à comunidade aeronáutica. É fácil e grátis.

Compartilhe:

Compartilhe:
Mais Notícias
  1. Copyright ® 2016 AeroJota - Todos os direitos reservados
  2. |
  3. Produtiva WD